domingo, 7 de março de 2010

Classe de Boas Novas

Classe de Boas Novas

I. Alcance
Todo cristão pode estar envolvido de várias formas no alcance das crianças da
vizinhança. Você pode alcançar as crianças. Onde? Em qualquer lugar onde as
crianças se reúnam – nas casas, nos clubes, nos centros recreativos, nas
escolas, nas creches, nas praças, nas igrejas, etc.
 
II. A Importância da Classe de Boas Novas
A. Para a criança:
1. Dá oportunidade para ela conhecer o Senhor Jesus.
2. Alcança a criança no seu ambiente.
3. Está próxima da sua casa.
4. Oferece amor e entendimento.
5. Oferece uma experiência .alegre e diferente.
6. Treina-a na Palavra de Deus para seu crescimento espiritual.
7. Molda a conduta da criança.
B. Para a vizinhança:
1. É um testemunho do Evangelho.
2. Ajuda a superar preconceitos religiosos.
3. É acessível a todas as crianças.
4. Transforma vidas, até de crianças problemáticas.
C. Para o professor:
1. Aumenta a sua visão com as almas sem Cristo.
2. Desenvolve sua habilidade de ensinar.
3. Acrescenta experiência.
4. Revela talentos e dons.
5. Dá oportunidade para ser usado pelo Senhor nas vidas de outros.
D. Para a igreja:
1. Dá oportunidade de serviço para os crentes
2. Prepara lideres.
3. Aumenta o número de novos membros para a igreja e novos alunos para a Escola Dominical.
4. Dá inicio ao estabelecimento de uma congregação ou até uma nova igreja.
 
Organizando a Classe de Boas Novas
Vantagens de uma classe bem organizada:
1. Ajuda a alcançar os objetivos
2. Evita frustração e fracasso
3. Dá confiança
4. Ajuda a fazer um trabalho melhor
6 Coisas que devemos ter em mente quando organizamos uma Classe de Boas Novas
1. Propósitos:
Alcançar e ganhar a criança que ninguém esta alcançando com a mensagem da Salvação. Treinar a crianças na palavra de Deus para que ela cresça espiritualmente. Encaminhar a criança a uma igreja onde se ensina a Bíblia Ganhar a família para o Senhor Jesus Cristo Dar testemunho na vizinhança
2. Pessoal:
A. Equipe ativa (professor, auxiliar, hospedeiro/hospedeira) Qualidades gerais da equipe:
a. Seja salva
b. Ame ao Senhor e ás crianças (João 21:15-17)
c. Sinta que foi chamada pelo Senhor para esse ministério
d. Seja responsável e pontual
B. Funções e qualidade especificas da Equipe:
Professor – Espera-se que ele:
1. Demonstre maturidade espiritual.
2. Seja sensível às necessidades das crianças da classe
3. Seja responsável pela classe
4. Seja responsável par planejar e coordenar a classe com a equipe, quando houver uma
5. Ensine a lição bíblica e participe de outras atividades que a equipe planejou.
6. Mantenha a igreja informada sobre o progresso da classe Professor/Auxiliar – Espera-se que ele:
1. Ajude em diferentes partes da aula
Exemplo: Dirigir o período de cânticos, ensinar o versículo bíblico, liderar os concursos ou o período de revisão, etc.
2. Ajude a manter a disciplina na classe
3. Ajude a visitar e promover a classe
Hospedeiro/Hospedeira – Espera-se que ele:
1. Ame ao Senhor e dê um bom testemunho na vizinhança
2. Coopere com o professor, convidando as crianças para a classe.
3. Providencie e prepare um lugar para a classe se reunir.
4. Receba as crianças quando elas chegarem, fazendo-as se sentirem bemvindas.
5. Ajude o professor e o auxiliar:
a. Fazendo a chamada
b. Ficando alerta aos possíveis problemas de disciplina
c. Ouvindo os versículos bíblicos
d. Aconselhando as crianças
6. Forneça lanche, se possível.
C. Equipe de apoio na oração e na aquisição e confecção de materiais Pode ajudar:
a. Orando diariamente ou semanalmente pela classe e pelas necessidades especificas.
b. Cooperando fianceiramente na compra de materiais para a classe.
b.a. Materiais necessários: lições, visuais, papel para cartaz, pinceis atômicos, biscoitos e suco.
b.b. pode auxiliar na preparação dos materiais.
3. Preparação:
Da classe e da equipe
1. Cada membro da equipe deve estar preparado intelectual e espiritualmente (treinamento, preparação de materiais, oração, etc.)
2. Deve decidir o lugar, o dia e a hora da classe.
3. Deve delegar responsabilidades e dar orientações necessárias.
4. Deve decidir os materiais.
5. Deve organizar os materiais.
Da igreja:
1. Deve ser informada dos planos e do progresso da classe, bem como dos problemas
2. Deve procurar pessoas que possam fazer parte da equipe de apoio.
3. Deve mostrar a necessidade dos crentes apoiarem em oração
4. Promoção – Responsabilidade da equipe:
Deve pesquisar a vizinhança e considerar as possibilidades de freqüência na classe com relação:
1. Ao número de crianças na região que poderiam freqüentar a classe
2. À proximidade de uma escola pública
3. Ao tipo de vizinhança
4. Ao local da classe: fechado ou ao ar livre.
Deve escolher o melhor método, lugar e hora para divulgar a classe:
1. Que visite de porta em porta
2. Que se aproxima das crianças que brincam na rua e peça-lhes para falar com seus pais sobre a aula.
3. Que distribua convites.
5. Preservação – Conservação dos frutos:
Oração – O professor deve orar fielmente pó cada criança da classe.
Curso por correspondência – Um meio eficaz de crescimento na fé.
Visitação – Às crianças e suas famílias.
1. Estabeleça um relacionamento com a criança e sua família.
2. Visite quando houver problemas ou eventos especiais para demonstrar interesse genuíno.
3. Encoraje a freqüência continua na Classe de Boas Novas Estabeleça um contato com a igreja.
1. Convide a família ir à igreja, pela primeira vez, em eventos especiais como:
1.1 Dia da Criança
1.2 Programa de Natal
1.3 Encontro de Crianças
1.4 Escola Bíblica de Férias
1.5 Um passeio
2. Promova a aproximação entre as crianças e a igreja, convidando-as para um acampamento.
3. Leve-as à Escola Dominical
4. Organize uma reunião para as mães na casa onde a Classe de Boas Novas está sendo realizada. Convide alguém para compartilhar um assunto de interesse das mães.
5. Em algumas regiões é possível ter uma campanha evangelística durante um fim de semana prolongado.
6. Estabeleça uma Classe de Boas Novas Permanente como um testemunho na vizinhança (como uma extensão da Escola Dominical)
6. Programa:
Características de um Programa Atraente Dinâmico
1. A aula deve transcorrer de maneira regular, passando de uma atividade para outra, sem interrupção
2. Evite orações longas, explicações detalhadas, cânticos monótonos, etc.
Bem planejado
1. O programa deve ser escrito.
2. Os membros da equipe devem estar cientes de suas responsabilidades e devem cumpri-las sem perda de tempo.
Variado – sempre deve ser incluído algo de novo como:
1. Mudança na ordem do programa
2. Participação de alunos diferentes
3. Música especial
4. Um fantoche que veio fazer uma visita
5. Uma lição surpresa
Objetivo Definido
1. O objetivo da classe deve ser estabelecido no programa e na mente de cada um que participa.
2. O objetivo dará direção e unidade para todo o período de aula.
Componentes da Classe de Boas Novas
Cânticos (10-12 minutos)
1. Hinos e cânticos que ensinem sobre Deus
2. A música será usada pelo Espírito Santo para falar ao coração da
criança
3. Um cântico evangelístico deve ser cantado em cada aula
4. Os cânticos devem ser distribuídos ao longo do programa.
Oração (3-5 minutos)
1. As crianças são ensinadas a orar.
2. Pedidos específicos devem ser dados.
Memorização do Versículo (10 minutos)
1. Todas as semanas as crianças devem memorizar versículos que estejam relacionados à lição bíblica
2. O Espírito Santo usa a Palavra de Deus na vida da criança para o seu crescimento espiritual
Revisão (5 minutos)
1. Às vezes, usam-se jogos e competições divertidas.
2. Estes jogos ajudam o professor a saber se as crianças aprenderam alguma coisa.
A Lição Bíblica e o Apelo (15-20 minutos)
1. O ensino da Palavra de Deus é o centro da aula
2. Muitas crianças não recebem nenhuma instrução bíblica fora da classe
3. O apelo ou a oportunidade de receber a Cristo como Salvador deve ser dado em todas as aulas.
4. O apelo pode ser feito sempre que a mensagem da Salvação for ensinada.
5. O Apelo sempre é uma parte vital da Lição Bíblica Evangelística.
Missões (3-4 minutos)
1. As crianças aprendem o que a Bíblia diz sobre Missões
2. São apresentados projetos missionários e as crianças são desafiadas a dar uma oferta, a orar pelos missionários e a testemunhar.
3. Um cântico sobre missões, como “Cristo ama as criancinhas”, pode ser usado.
Outras atividades (3 minutos)
1. Boas-vindas
2. Anúncios
3. Despedidas

Material: Ensinando com êxito as crianças
Nível 1 ECEC – APEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário