terça-feira, 2 de março de 2010

Escola Bíblica Dominical


Professores de Escola Bíblica Infantil

Brincadeiras, músicas,histórias ,versículos e oração. Como aplicá-los?

Jogos, brincadeiras, músicas,histórias e versículos.Como aplicá-los?

Esses quatro itens são muito importantes numa sala de aula.
Eles podem acalmar, animar e trazer atenção das crianças ao professor e ao assunto a ser transmitido.
Podem ser aplicados tanto no início, quanto ao final da aula.Tudo depende da necessidade das crianças.Resta ao professor saber a hora certa de aplicá-los.

Algumas dicas:
*Fazer da linha um ponto de referência da sala.
Sentar com as pernas cruzadas e mãos no joelho, isso evita que uma criança possa por exemplo chutar a outra e tirar a atenção da turma.
*Manter todas as crianças sempre ocupadas.
*Oferecer ás crianças várias tarefas (diversificar é muito importante)
*Uso de avental para as artes (trabalhar com no máximo quatro crianças por vez, e meninas com o cabelo preso)
*Manter sempre uma mesa com uma atividade que não necessite de tanta atenção do professor.Ex: massinha de modelar
*Procure evitar controlar as crianças com gritos,se as atividades não  interessam mais,convide-as a irem á linha e brinque,cante,conte histórias,tente acalmá-las,assim será muito agradável e você não terminará a aula “estressada”.
*Procure sempre interligar as atividades ao tema.
Ex: História de Jonas
Artes: Dobradura de barco e peixes
Música: Meu barco é pequeno
Jogos: Jogo da memória com desenhos relacionados á história
(Jonas, peixe, abobreira, barco, mar, etc)

Brincadeiras, Jogos e músicas

1-      Senhor Caçador:
Idade: 1 á 5 anos
*Sentados em círculo,escolher uma criança para ser o caçador,tampar os olhos e cantar:
(Senhor caçador,preste bem atenção,não vá se enganar quando o gato miar...)
Escolher um “gatinho”(uma criança) para miar,então o caçador deve descobrir que é o “gatinho”.Agora o gatinho vira o caçador e faz o rodízio até que todos participem.

2-Contando histórias com objetos:
Idade: todas
(2 a 5 anos- escolher s objetos antes)
*Preparar uma caixa com vários objetos.O professor pega um objeto e começa a história e passa para outra criança continuar a história a partir do objeto que  ela pegou na caixa.

3- História da Serpente:
Idade: 1 a 5 anos
*Todos de pé na linha,o professor no centro cantando a música:
(Essa á a história de uma serpente que desceu ao morro para procurar o rabinho que perdeu:Você também é um pedaço,um pedação do meu rabão)
Escolha uma criança uma criança para ser o “pedaço” da serpente.Passa entre as pernas e atrás da professora vira o “rabinho” da serpente.

4- Caça ao Tesouro:
Idade:
*O professor prepara uma caixa “o baú”, e objetos considerados “considerados “tesouros”.Mostra as crianças o baú e junto com eles vai guardando o tesouro. O professor esconde “o tesouro” e as crianças devem encontrar quem encontrar tem como recompensa um dos tesouras.
Variação:Toda a turma procurando/ de dois em dois/Uma criança de cada vez/Em grupos

5- Música: Eu tirei da minha viola
Eu tirei o da minha viola,da minha viola eu tirei um .
Dormir é muito bom, é muito bom (2 vezes)
É bom, camarada, é bom camarada    2 vezes
É bom, é bom, é bom

Ré- remar
Mi- mingau
Fá- falar
Sol- sorrir
Lá- lá em casa
Si- silêncio

6- Música: Se Jesus te satisfaz
Se Jesus te satisfaz bate palma(2 vezes)
Fique aí no seu cantinho, cumprimente seu vizinho.
E agora bem baixinho bate palma.
Bate palma, outra vez
Se Jesus te satisfaz, bate palma.
Quem te fé no coração levante a mão
Se é firme a sua fé, fica de pé.
Vamos todos a sentar e um sorriso vamos dar, e agora bem baixinho bate palmas.Bate palmas, outra vez.
Se Jesus te satisfaz diga Amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário