domingo, 7 de março de 2010

“... Soprarei e sua casa ruirá!”


“... Soprarei e sua casa ruirá!”

Diane Sedgwick


       Você se lembra da história, estou certa! Três irmãos porquinhos, em uma família competitiva, no empreendimento de construção, cada um achando que tinha a melhor resposta para a construção da casa.

       O primeiro bocejou e disse que a palha era a resposta! Foi para o campo e arrastou vários fardos para um determinado local. Ele os entrelaçou com barbante e formou pequenas aberturas para servirem de porta e janelas de sua cabana. Então, descansou enquanto observada os irmãos de sua porta.

       O segundo porquinho se determinou ir além e decidiu que dedicaria um pouco mais de tempo do que seu irmão dorminhoco. Reuniu galhos espalhados pelo chão e construiu uma cabana amarrando os galhos no formato de um iglu. Então descansou comendo e bebendo e ficou observando satisfeito seu irmão mais velho.

        O terceiro, havia observado o iglu e a cabana de palha e notara como seus irmãos foram rápidos em encontrar soluções para suas necessidades de abrigo. Eles viviam em uma região bastante perigosa, e sempre havia a ameaça de que um inimigo estivesse à espreita, e que gostasse muito de saborear porquinhos.

       Por ser muito prudente, o terceiro porquinho decidiu construir uma casa de tijolos. Hora após hora, pacientemente colocou um tijolo sobre o outro, usando uma boa argamassa, até que por fim a casa que construíra se pareceu a uma fortaleza. Não apenas tinha portas e janelas com trancas, mas também lugares para comer e dormir. Os dois outros irmãos riram de todo o trabalho que ele tivera, congratulando-se mutuamente por seu projeto simples e fácil.

       Então, em um dia terrível, o grande lobo mau apareceu! “Irei soprar e bufar e sua casa ruirá!” ele gritou para os porquinhos. Não foi preciso que fizesse muito esforço para fazer voar as palhas da cabana. Teve um pouco mais de dificuldade para fazer desabar o iglu.

       Os porquinhos assustados correram guinchando até a fortaleza de tijolos de seu bondoso irmão. Juntos, rapidamente trancaram as portas e janelas. O lobo soprou e soprou e bufou e uivou ... mas de nada adiantou! A casa de tijolos permaneceu inabalável. Houve grande alegria no jantar, naquela noite! Os porquinhos estavam seguros porque o irmão mais velho sabia que sua família necessitaria de segurança.

Consideremos a história

       Esta é uma história para entretenimento mas um pouco assustadora da perspectiva dos pequenos. Consideremos agora os materiais para construção e os traços de caráter novamente, e vejamos como uma versão mais pragmática poderia dar-nos visão da atribuição de Deus de moldar a jornada de crescimento de uma criança.

       Se as crianças tentarem ir atrás de palha, e ficarem absortas com o brilho torturante do inimigo, dê-lhes instruções claras a respeito da “palha que num redemoinho vai-se”. Não lhes permita estarem satisfeitas com a mediocridade. Ajude as crianças a estabelecerem alvos elevados! Deus o/a colocou no caminho delas para fazê-las crescer a ponto de tocarem as estrelas que designou para que desfrutassem.

       Quando as crianças procuram e pegam os gravetos e tentam compreender seu propósito em um mundo que oferece soluções fáceis e mentiras perigosas, ajude-as a compreenderem seu valor e faça com que seus olhos se fixem na vida eterna. Dê-lhes os tijolos da fé inabalável, das boas práticas de saúde e da descoberta dos dons ímpares que Deus lhes deu.

       E quando lutarem para pegar os tijolos, esteja com elas em suas dificuldades. Oferecendo-lhes visões da paz e da segurança que esses blocos feitos por Deus podem dar. Mostre às crianças que elas podem ser usadas como degraus enquanto crescem no temor de Deus. Envolva-as pelos braços do amor incondicional que ensina a esperança, a verdade e a paciência.

       Vocês entendem que fazem parte do empreendimento de construção da família? Não busquem apenas os gravetos, a palha ou até mesmo os tijolos, quando o Projetista-Mestre tem ouro fino ... e é só pedir! Utilizem o material de construção do Céu!

       Então, as crianças não terão medo ao ouvirem os uivos do inimigo, mas somente ouvirão a voz tranqüilizadora de Pai de amor, dando-lhes as boas-vindas à Sua mansão de ouro puro.



D
E
U
S


V
E
R
D
A
D
E


E
S
P
E
R
A
N
Ç
A


P
A
C
I
Ê
N
C
I
A




Diane Sedgwick escreve de Hendersonville, Carolina do Norte. Ela tem muita satisfação de partilhar pensamentos que levam os corações ao lar e a seu melhor Amigo, Jesus.


[Extraído de Kids’ Ministry Ideas, julho – setembro de 2007, pp. 4-5.]


Nenhum comentário:

Postar um comentário