sábado, 15 de maio de 2010

Devocional

Devocional: é um período do dia que separamos para um encontro com Deus.
É um tempo em que desfrutamos da Sua comunhão, louvando-O, cultuando-O, orando e lendo a Bíblia. Isto agrada o coração de Deus.
Para as crianças maiores: Faça um caderno bem lindo para você registrar os seus encontros diários com Deus. Cole a sua roda de oração e diariamente separe um período de seu dia, a sós, livre de distrações (Mc 1:35). Peça a Deus que sonde seu coração (Sl 139:23,24) e confesse todo pecado que lhe for revelado pelo Espírito Santo de deus (Sl 32:1-5). Abaixo segue uma sugestão para que você possa meditar na Palavra de Deus, que lhe é entregue toda semana através de versículos.
1°- Identifique a promessa de Deus naquela passagem bíblica (Escreva).
2°- Identifique qual a condição para que recebamos a promessa de Deus (Escreva).
3°- Ore e peça a Deus que lhe revele a Palavra  para a sua vida. Ela é individual e revelada em seu coração acerca do que você precisa realizar ou mudar em atos, pensamentos ou palavras para ser digno de receber a promessa. Peça perdão a Deus, busque mudar suas atitudes que desagradam a Deus e tome posse de suas bênçãos.
Para as crianças menores: Esta orientação deve ser dada aos pais, para que eles participem e incentivem o crescimento espiritual de seus filhos. Incentivar aos filhos ter intimidade com Deus desde pequenos é o melhor investimento que os pais podem fazer para a vida de seus filhos, por isto este momento deve ser prazeroso e alegre:
· Os pais lêem um versículo ou uma história da Bíblia Ilustrada.
· Oram juntos.
· Caderno para anotações em letra de forma, desenho ou colagem de figuras que representem o versículo ou pedido de oração.
· Expliquem cada parte da roda de oração ( abaixo algumas instruções):
1. Louvor e adoração - elogiando a Deus (Deus é bom, maravilhoso, jóia, amigo...)
2. Confessando o pecado - Jesus não fica alegre quando a gente...
3. Orando por você - Aprender a ouvir e obedecer
4. Por amigos e família - incentivar com painel de fotos, álbum ou colar no caderno. (Orar olhando)
5. Por igreja e nações - usar fotos...
6. Agradecendo e esperando - Deus responde com Sim, Não e Espere...

Sugestões:
- A Criança e a Oração
O melhor modo de ensinar uma criança a descobrir que estamos talhados para comunicar com alguém que nos ama, nos protege e é maior que nós, é ensiná-las a orar. Depois de serem bem iniciadas na oração, as crianças começam a ser capazes de orar sozinhas.
A chave do sucesso na oração é aprender a pôr confiadamente a vida nas mãos de Deus. Na oração com as crianças, o ideal é ensiná-las a comunicar como comunicam com as pessoas que mais amam. É fundamental que, na oração, a criança utilize as palavras que usa com os pais e as pessoas amigas. Não é bom tornar as
orações repetitivas, o que leva ao desinteresse.
Devemos evitar que os tempos de oração sejam demasiado longos, a fim de evitar a saturação. Mas é bom ensinar as crianças falar muitas vezes com Jesus durante o dia. A melhor maneira de as crianças aprenderem a orar é o modo como os adultos tomam a oração a sério. O melhor mestre é o exemplo.

Ensinando a orar
Para ajudar as crianças a saberem pelo que orar e para que elas se interessem pelo assunto pelo qual devem orar, mostre (mais não mais que isso) duas figuras a fim de ilustrar aquilo que ela deveria incluir em sua oração.
Peça a duas crianças que venham à frente; dê a cada uma delas uma figura que possam segurar e para qual possam olhar por alguns segundos ou mesmo um minuto.
Então converse com as crianças, primeiro com as duas, depois inclua as demais na conversa / no culto do lar, sobre o assunto pelo qual vocês gostariam de orar a Deus, nesse dia.
Se a criança não for capaz de orar por si mesma, sozinha, peça a ela que repita, após você, uma oração bem curta, mencionando especificamente o que foi sugerido pelas figuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário