domingo, 26 de fevereiro de 2012

Jonas


JONAS
Textos bíblicos:  Jonas 1 e 2

Jonas era um profeta, um servo de Deus. Mas ele não era um servo obediente. Deus disse a ele: "Jonas, você vai viajar. Você irá até a grande cidade de Nínive, porque os homens de lá estão fazendo muitas maldades. Eu quero que você diga a eles que eu estou vendo o seu mau comportamento e que os castigarei, se continuarem assim".
Mas Jonas pensou: "Eu não vou fazer isso! Eu não vou até Nínive. Deixa essa gente fazer maldades, porque são inimigos do meu povo. Eu não quero ir para onde estão os inimigos"
E Jonas viajou. Só que ele foi para o lado errado. Ele tinha que ir para o leste e foi para o oeste. Ele fugiu de Deus.
Jonas pensou, “Eu vou fugir Vou para bem longe, tão longe que Deus não me possa achar mais. Dai não terei que ir a Ninive”.
E ele andou e andou, até chegar ao mar. Então não podia ir mais adiante.
Perto da praia havia um navio, este queria justamente partir para atravessar a grande água. Jonas pensou: “Eu vou naquele navio. Então posso ir para mais longe ainda. Então com certeza Deus não me achará mais”.
E foi o que ele fez. Embarcou no navio para atravessar o grande mar. O capitão do navio esteve de acordo. Jonas deu-lhe dinheiro para a viagem.
O céu estava bem azul e o sol brilhava tão bonito! As pequenas ondas batiam graciosamente contra o navio.
Mas Jonas não achava isso tão bom. Ele não teve coragem de ficar no convés do navio com os outros homens. Tinha tanto medo de que Deus o visse. E ele também estava muito cansado de sua grande viagem. Deitou-se no porão do navio e dormiu. Então não sentiu mais a canseira. Também não sentiu mais o medo.
Mas Deus estava vendo Jonas naquele lugarzinho escuro do porão do navio. Ele bem que podia achar seu servo desobediente no grande mar.
Então, Deus chamou a tempestade e mandou-a soprar com força contra o navio. E a tempestade foi mais obediente do que Jonas, pois logo fez o que Deus mandou. Ela trouxe grandes nuvens escuras. O sol se escondeu atrás dessas nuvens. A tempestade soprou nas velas, e quase derrubou o navio. Soprou tanto contra as ondas pequenininhas, que elas logo ficaram grandonas. As ondas batiam com tanta força contra o navio que quase quebraram o casco.
Então todos começaram a sentir muito medo desta tempestade. Só Jonas continuava a dormir sossegado no porão do navio. Um marujo o sacudiu para acordá-lo e gritou: “Levante-se e nos ajude”.
Quando Jonas subiu ao convés, logo percebeu que Deus o tinha achado e falou: "Isto é por minha culpa. Deus está me castigando, pois fui desobediente. Se vocês me jogarem no mar, Deus irá levar a tempestade embora". Jonas insistiu, até que os marinheiros o jogaram no mar.
Jonas caiu no mar e a tempestade foi-se embora... Os marinheiros ficaram admirados com o poder de Deus. Mas e Jonas? O que será que aconteceu a ele?
Deus mandou um grande peixe,que engoliu Jonas. Ele permaneceu dentro do peixe por três dias e três noites. Então Jonas orou a Deus pedindo que o perdoasse. O peixe foi até a praia e “vomitou” Jonas.
Deus levou Jonas de volta para sua terra. E lá ele disse a Jonas para continuar sua tarefa. Ele deveria ir a Nínive.
Agora Jonas obedeceu a Deus. Foi a Nínive e falou o que Deus lhe pediu: que dentro de 40 dias a cidade seria destruída. O povo de Nínive se assustou com a notícia e se arrependeu de seus pecados, fazendo com que Deus deixasse de os castigar.

NA MINHA AFLIÇÃO CLAMEI POR SOCORRO E TU ME RESPONDESTE.
Jonas 2:2

IDADES
I) Para responder

1. Quem foi Jonas e qual era a sua missão?
_________________________________________________
2. Por que Deus ficou zangado com Jonas?
__________________________________________________
3. Qual foi o castigo reservado por Deus para ele? Você acha que Deus foi justo? Por que?
______________________________________________________________________________________________________________________________

4. Qual lição você acha que Deus quis ensinar a Jonas com este castigo?
___________________________________________________
5. O que aconteceu depois que Jonas resolveu obedecer a Deus?
___________________________________________________

II) CAÇA-PALAVRA (Nestes sentidos ðñòï)

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e não para homens”. Colossenses 3:23.

T
A
F
E
R
I
P
J
A
N
U
H
A
I
U
D
E
D
A
S
S
E
M
A
V
I
S
S
D
M
I
R
S
X
A
U
Q
O
A
U
E
T
O
U
L
O
N
E
O
G
U
F
D
D
B
E
A
N
K
H
E
Z
R
R
E
U
R
G
U
G
Q
T
J
N
M
H
U
Q
O
E
B
I
L
A
E
I
T
E
O
J
G
E
Z
L
O
P
A
T
R
S
S
S
H
D
I
I
B
L
A
A
B
O
O
-
I
E
Z
A
F
O
R
M
I
R
T
A
T
V
S
D
A
C
O
R
B
A
R
A
P
Ç
U
B
D
E
T
E
D
O
M
I
N
T
R
A
I
E
C
O
U
T
O
R
T
T
C
V
I
R
P
C
Q
U
A
N
T
O
E
R
E
U
A
O
L
A
S
I
M
R
I
C
V
I
O
M
O
C


Nenhum comentário:

Postar um comentário