sábado, 7 de abril de 2012

De vidas as Historias Biblicas


DÊ VIDA ÀS HISTÓRIAS BÍBLICAS

Katrina L. Cassel


Acrescentar imaginação e criatividade na sua lição impedirá que
as crianças freqüentes fiquem enfadadas e ajudará os
alunos novos a lembrarem a lição.
O aprendizado ativo irá ajudá-los a aplicar as
histórias à sua própria vida.

      
       Digamos que a história bíblica da semana seja sobre o Chamado de Deus a Abraão (Gênesis 12). O verso para memorizar é: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei” (verso 1, NVI). Tente algumas das sugestões seguintes para dar vida à história.

JOGOS. Providencie duas malas cheias de roupas (talvez inclua alguns livros, a Bíblia e outros itens necessários). Divida a classe em duas equipes e dê a cada uma mala com igual número de itens. Quando você disser: “Já”, as equipes têm de colocar os itens na mala. Não podem simplesmente jogá-los dentro, mas deixá-los bem organizados. Todos os itens devem ser postos nela, e a mala deve ser fechada. (Experimente antes a fim de se certificar de que os itens caibam na mala e de que a tarefa não seja fácil.) Incentive os membros das equipes a trabalharem juntos. Enquanto eles colocam os itens na mala, fale a respeito de como deve ter sido para Abraão empacotar todos os seus pertences. Lembre-os de que Deus estava com Abraão quando fez sua mudança e de que estará conosco sempre que enfrentarmos uma situação a nós desconhecida.

       Ou sentem-se formando um círculo. A primeira pessoa diz: “Deus chamou Abraão para deixar sua terra e mudar-se, e Abraão empacotou ______________”, dizer o nome de algo com a letra “A” – “Arco”. A pessoa seguinte repete a sentença, o item e então acrescenta algo com a letra “B” “Bastão”. Continuem até que somente uma criança consiga repetir tudo ou tiverem completado o alfabeto.

       HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA. Pergunte às crianças se já tiveram de mudar. Convide uma ou duas crianças para dizerem como se sentiram. Se ninguém tiver essa experiência para contar, conte a sua própria.

       ENCENAÇÃO. Providencie uma caixa com roupas – mantos, lenços, sandálias, etc. Instrua as crianças para se vestirem como nos tempos bíblicos e a segui-la. (Conduza-as como se você fosse Abraão e elas a sua família. Pare e conte a história ao longo do caminho. Você pode dizer: “Vamos nos sentar aqui junto ao ‘córrego’. Iremos passar aqui esta noite e amanhã Deus nos conduzirá novamente pelo caminho”. Ou “Aqui há boa pastagem para os animais. Sem dúvida Deus está cuidando de nós”).

       LIÇÃO OBJETIVA. Busque itens comuns ao redor da casa para que sirvam de instrumentos para ajudá-la a contar a história. Traga uma barraca de acampamento e itens que levaria para um fim de semana fora de casa. Enquanto você conta a respeito da viagem de Abraão, vá empacotando seus itens.

       REDAÇÃO E MARIONETES. Peça às crianças para ajudá-la a escrever um texto sobre Abraão. Utilizem marionetes para fazer a apresentação ou as próprias crianças fazem a encenação.

       REDAÇÃO. As histórias bíblicas são oportunidades para redações. Visto que as crianças já têm muitos trabalhos escolares, peça-lhes para escreverem textos breves e interessantes. Dê a cada criança uma parte da história: (a) Escrever uma carta de despedida, como se fosse Abraão ou sua esposa, para os familiares e amigos. (b) contar como decidiram o que seria levado na viagem; (c) contar a respeito dos alimentos comidos durante a viagem; (d) fazer a vez de jornalistas e fazer uma entrevista perguntando a outra criança como Deus nomeou Abraão; (e) comprar um caderno barato para cada criança e pedir-lhes para escreverem a respeito dos personagens bíblicos que vocês forem estudando; (f) fazer uma lista dos itens a serem levados na viagem ou fazer uma lista para Abrão e sua família. (Quando as crianças tiverem concluído, anote todos os itens duplicados e fale a respeito dos demais.)

       ALIMENTO. As crianças gostam de comer. Para a história de Abraão, permita-lhes misturar alguns alimentos – salgadinhos, biscoitos, docinhos. Permita que cada criança faça seu pacote em saquinhos de papel. Permita que levem também para casa para que possam contar a história a outras pessoas. Enquanto realizam essa atividade, fale a respeito da viagem de Abraão e de como eles se alimentaram durante a viagem. Novamente, relacione a história com as atividades das crianças.

       As lições são mais que narrativa. Seja criativa ao ensinar as crianças – Deus acompanhou Abraão em sua jornada, e Ele estará com você quando muda para outro lugar ou de escola. Essas são lições que serão lembradas a vida toda.


Katrina Cassel vive com seu marido, cinco filhos e vários bichinhos de estimação na Flórida. Ela é autora de cinco livros para crianças.


[Extraído de Kids’ Ministry Ideas, julho - setembro de 2007, pp. 20 – 21.]

Um comentário: