Experimente a Palavra de Deus
Um Centro de Aprendizagem usando os
sentidos
Por: Dares Chuchar
Os alunos são imaginativos e dinâmicos, eles estão
constantemente tentando novas coisas, é através de seus sentidos que vão
descobrindo o mundo e é a maneira mais ameaçadora que eles aprendem.
Encontrem as maravilhas da Palavra de Deus ao usar os
sentidos e encaixe os versos bíblicos com os objetos.
Preparação
Reúna 18 cartazes de cartolina e os objetos que providenciem
as respostas a cada pista (veja a lista de pistas abaixo). Escreva uma pista, enumere e ponha o texto
bíblico em cada uma das fichas. Misture
todos os cartões e ponha-os à disposição dos alunos. Os objetos devem estar
distribuídos sobre as mesas ou carpete onde as crianças vão investigar,
distribua também bíblias. Etiquete cada mesa ou as áreas no tapete com as seguintes
frases “Olha a Palavra de Deus”, “Ouve a Palavra de Deus”, “Toca a Palavra
de Deus”, “Cheira a Palavra de Deus” e “Prova a Palavra de Deus”.
Procedimento
Providencie papel para que as crianças escrevam o número de
pista de acordo com os objetos escolhidos e sua resposta. Por exemplo: Pista 1
= garrafa com farinha. Eles podem usar os versículos bíblicos listados como uma
ajuda adicional. As crianças podem unir-se uns para ler a pista e escrever a
resposta, enquanto que os outros buscam e lêem o verso bíblico. Segure os
objetos e leia a pista para toda a classe. Faça que as crianças respondam se os
objetos são corretos, assinalando com o dedo polegar para cima (correto) e o
dedo polegar para baixo (incorreto).
Depois que as crianças fixaram o objeto, leia o verso bíblico para ver
se as respostas foram corretas.
Conclusão
Para encerrar a lição, comemorem ingerindo os alimentos que
estiveram na mesa “Prove a Palavra de
Deus”. Permita que cada criança tome um objeto ou versículo bíblico para fazer
a oração, agradecendo a Deus pelo corpo maravilhoso que nos tem dado com o qual
podemos descobrir as maravilhas de Sua Palavra.
Lista de pistas
Sinta-se livre de acrescentar ou encurtar esta lista ao
adaptar a lição de acordo as necessidades de sua classe.
“Veja
a Palavra de Deus”
Nesta
mesa distribua objetos ou quadros para que os alunos vejam.
1.Deus
ajudou a uma família para que a botija da farinha nunca acabasse (I Reis 17:14)
2.João
Batista não se sentiu digno de levar as sandálias de Jesus (Mateus 3:11)
3.Doze
cestas de alimento sobraram depois de um piquenique para 5.000 pessoas (Marcos
6:43)
4.Deus
enviou Jesus ao mundo porque o amou (João 3:16).
“Ouve
a Palavra de Deus”
Ponha
um cassete com sons de objetos reais ou de imitação. Permita que os alunos escutem a seqüência dos
sons no cassete.
5.Os
instrumentos são usados para louvar a Deus. (Salmos 150:3-5)
6.Uma
mãe não esquece o seu bebê. Deus não o esquecerá. (Isaías 49:15)
7.Deus
nos mostra bondade ao enviar chuva do céu. (Atos 14:17)
8.Paulo
e Silas estiveram cantando e orando na prisão.(Atos 15:25)
“Toque
a Palavra de Deus”
Nesta
mesa ponha os objetos dentro de bolsas. Permita que as crianças introduzam suas
mãos e adivinhem que objeto estão sentindo.
9.Deus
escreveu os dez mandamentos sobre tábuas de pedra. (Êxodo 24:12)
10. Deus nos guardará seguros como uma ave que cobre os seus
filhotes com suas penas. (Salmos 91:4)
11. Uma mulher deu suas duas únicas moedas a Deus. (Lucas 21:2)
12. Deus dá as sementes ao agricultor. Deus nos dará o que
necessitamos. (II Corintios 9:10)
“Cheire
a Palavra de Deus”
Nesta
mesa ponha os objetos dentro de frascos ou depósitos de plástico. Faça furos nas capas e cubra com malhas de
nylon para que as crianças cheirem.
13. Ter boa fama é melhor que um perfume. (Eclesiastes 7:1)
14. As flores florescem quando o inverno termina. (Cantares
2:11,12)
15. Os fariseus deram a Deus uma oferta de menta, arruda e
hortaliça, mas não lhe deram seu amor. (Lucas 11:42)
“Prove
a Palavra de Deus”
Colocar
porções dos alimentos para que as crianças provem.
16. Os israelitas comeram pepinos e melões no Egito. (Números
11:5)
17. Quando a vara de Arão brotou, deu flores e produziu
amêndoas, ele foi escolhido como o líder
espiritual de Israel. (Números 17:8)
18. Os Israelitas deixaram algumas azeitonas nas ramas para os
estrangeiros, os órfãos e as viúvas. (Deuteronômio 24:20).
Em resumo
Os
alunos podem usar seus sentidos individualmente de acordo às histórias bíblicas
que você ensina. Por exemplo:
① História da criação:
Ver: Luz (lanterna),
quadro de Adão e Eva.
Ouvir: Ruídos de animais, a água correndo
Tocar:
Folhas, casca de árvore
Provar: Frutas
Cheirar: Flores
ou fragrância de perfume de flores
②
História da Crucifixão
Ver: Cravos, espinhos, coroa de espinhos
Ouvir: Som de cravar sobre Madeira; rasgar trapos
Tocar: Uma cruz pequena; pedras (a
tumba); dados (lançar sortes)
Provar/ cheirar: Vinagre.
③
História de Pedro “Pedro, me amas?” (João 21)
Ver: Água, um barco de brinquedos
Ouvir: Sons de alimento fritando
Tocar: por a mão no ombro
Provar: Pão
Cheirar: peixe (atum)
Nenhum comentário:
Postar um comentário