sábado, 5 de janeiro de 2013

DÉBORA

 

1.     Objetivos:
*       Ensinar que, quando os filhos de Deus pecam, Ele os castiga, para que se lembrem de confessar seus pecados.

2. Lição Bíblica: Juízes 4 a 5 (Base bíblica para a história o professor)
Versículo para decorar:
Hebreus 12.6 “por que o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo filho a quem recebe”.

3. Período de Adoração:
1) Cânticos: 1.
    2.
    3.
2)     Oração

4.     Atividades:
1)     Pode-se usar o flanelógrafo para contar a história
2)     Memorizar o versículo
3)     Jogo com perguntas
4)     Atividades das páginas 4 e 5.

Ponto de contato:
Depois da morte de Josué, os israelitas permaneceram fieis a Deus durante uma geração toda.  Mas, finalmente, eles cansavam de guerrear, permitiam a existência na terra de muitos ídolos e até se casavam com os cananeus.  Deus enviou um anjo para advertir o povo, mas a situação piorou.  Uma nação de longe, conquistou a Israel e reinou por um prazo de oito anos.  Nos anos seguintes, os israelitas arrependeram-se e Deus mandou juízes para guiar o povo.  Um desses juízes eram uma mulher sobre a qual nós vamos aprender hoje.

História Bíblica:
         Depois da morte de Josué, os israelitas permaneceram fieis a Deus durante uma geração toda.  Durante este período tentaram cumprir as ordens divinas e expulsar todos os idolatras do seu novo país e por isso, O Senhor os ajudou.
Mas, finalmente, o povo se cansou de guerrear, permitiu a existência na terra de muitos ídolos e tornou-se amigo dos cananeus (habitantes anteriores daquela terra).  Conseqüentemente, os israelitas começaram a se casar com os cananeus e os filhos dos israelitas foram ensinados a adorar as imagens daquele povo idolatra.
Por causa da maldade da nação de Israel, Deus enviou um anjo para adverti-la.  Este explicou que o Pai Eterno não estava contente com Seu povo e não mais o ajudaria em suas batalhas contra o inimigo.
Mas, a situação continuou a piorar, com os próprios israelitas oferecendo sacrifícios a todo tipo de imagem.  Então, Deus disse:
-     Chega!
E enviou uma nação de bem longe, para conquistar a Israel e reinar sobre ele por um prazo de oito anos.
Finalmente os israelitas voltaram para Deus, implorando a presença divina.  Por isso, Deus lhe enviou um líder (“juiz”), para liberta-los.  Este era Otniel, sobrinho de Josué.  Sob sua dedicada liderança, a terra permaneceu em paz por quarenta anos.
Depois da morte de Otniel, os israelitas novamente voltaram a rebeldia, e novamente, foram conquistados pelo rei Eglon, de Moabe.  Você se lembra das raízes dessa nação?  Quando os israelitas, arrependidos, voltaram para Deus, o Senhor lhes enviou outro líder, chamado Eúde.  Eúde levou um “presente” dos israelitas para o rei Eglom e, quando ficou sozinho com este rei, obedecendo às ordens do Senhor, o matou.
Eúde escapou do palácio e voltou a Israel, onde convocou o exército.  Animados com a morte do rei inimigo, os israelitas tiveram uma grande vitória, a qual resultou em paz por mais oitenta anos.
Mas, infelizmente o povo voltou a pecar e por isso, Deus permitiu que os filisteus, habitantes da área além do Mar Grande (Mediterrâneo), punissem a este povo rebelde.  Finalmente o Senhor levantou um terceiro juiz, Sangar, o qual certa vez matou seiscentos soldados filisteus e libertou, provisoriamente a Israel.
Logo os israelitas, que jamais aprenderam sobre a necessidade de permanecerem fiéis a Deus, voltaram à idolatria e, novamente, tiveram que sofrer as conseqüências.  Durante vinte anos foram castigados por um rei cananeu, chamado Jabim.  Ele tinha um exército forte, com novecentos carros de guerra.  Os israelitas tinham pavor dele e finalmente, oraram pela ajuda divina.
Não muito longe de Silo (onde havia sido localizado o tabernáculo) morava Débora, uma profetiza fiel a Deus.  O povo a respeitava e sempre ia consulta-la, recebendo bons conselhos sobre a vida perante de Deus.
Certo dia Deus ordenou que ela convocasse um homem chamado Baraque, para levantar um exército e ir ao encontro do exército do rei Jabim.  Bem esse tal Baraque não tinha tanta fé, quanto Débora, e por isso, respondeu:
-     Se você for comigo, irei.  Caso contrário, não irei!
A isso respondeu Débora:
-     Vou com você, mas você não receberá a glória pela vitória, pois esta virá das mãos de uma mulher.
Então esta profetiza corajosa foi com Baraque ao monte Tabor, onde o exército inimigo se encontrava.
Quando Sisera, o comandante do exército inimigo ouviu falar das preparativas de Israel, ele convocou seus soldados e carros de ferro, reunindo-os para a guerra.
E Débora ordenou a Baraque:
-     Desça agora, porque este é o dia em que o Senhor colocou Sisera nas suas mãos.
Portanto, Baraque e o exército de Israel desceram e, com o auxílio de Deus, venceram as terríveis forças dos cananeus.
Cheio de medo, Sisera desceu de seu carro e fugiu a pé, para a tenda de Jael, uma mulher Israelita, pois havia existido paz entre a família dela e os cananeus.  Jael saiu da tenda e disse:
-     Entre, meu Senhor!  Não tema!
Exausto, Sisera entrou na tenda, onde Jael deu-lhe um pouco de leite e o cobriu.  Mas, enquanto Sisera dormia, Jael aproximou-se dele e lhe cravou na cabeça uma estaca da tenda.  Que choque, não?  Mas, ela sabia que o Senhor havia mandado derrotar as forças de Jabim e quis ajuda-Lo, para livrar a Israel dos seus inimigos.
Então, quando chegou Baraque, Jael lhe mostrou o corpo de Sisera.  Assim foi cumprida a palavra de Débora, que uma mulher receberia a homenagem pela vitória.  Naquele dia Débora e Baraque cantaram louvando a Deus.

Lição Pratica: 
Relate um incidente (um castigo, por exemplo) da sua própria vida, para mostrar como os pais nos disciplinam, por termos feitos algo de errado.  Mostre como é dura a punição, mas é necessária, para nos tornar pessoas obedientes.  Peça que os alunos relatem suas experiências desta natureza e os resultados.  Enfatize que nem os pais, nem Deus seriam justos, se não nos castigassem por nossos pecados.  O amor verdadeiro inclui correção dos nossos erros.

Perguntas:
1.    Quais coisas influenciavam os israelitas para não permaneceram fieis a Deus?
2.    Qual rei mal governava os israelitas?
3.    Como se chamava os governadores de Israel que Deus mandava?
4.    Quem era Débora?
5.    Quem ajudou Débora com a luta?
6.    Quem era o comandante do exército do Jabim?
7.    O que aconteceu a Sisera?
Como Baraque e Débora celebraram a vitória?

Nenhum comentário:

Postar um comentário