quarta-feira, 3 de março de 2010

A Igreja das Crianças


A Igreja das Crianças

A necessidade da igreja das crianças

Algumas pessoas discutem que as crianças deveriam ter o seu próprio culto congregacional. Porém esta filosofia pode definhar o crescimento espiritual das crianças. É difícil para a igreja prover uma experiência de adoração para crianças e adultos. Um dos dois grupos poderá se sentir sufocado com o resultado. Esperar que as crianças reagissem como os adultos no culto é mal interpretar o desenvolvimento infantil. As crianças são naturalmente inquietas. Elas brincam com lápis; fazem perguntas em voz alta. Têm problema em acompanhar os hinos como também compreender os temos apresentados para os adultos no sermão.

A Igreja das Crianças X Culto Congregacional


As crianças precisam aprender a se comportarem no culto congregacional. Precisam saber quando cantar, quando ouvir e quando orar. Há uma variedade de maneiras de como ensinar estas coisas e a igreja das crianças é um dos caminhos.

Tipos de Igrejas das Crianças


*Hora do Lanche e do Jogo

Também conhecida como a abençoada babá. Este tipo de igreja infantil pode ser destrutivo. Este método analisa esta hora como brincadeira, hora do lanche e trabalhos manuais. As crianças acham que o culto congregacional parece com funeral comparado ao lanche e as brincadeiras. Assim quando crescerem, verão a igreja como uma coisa “ruim que tirou algo bom delas”.

*Mini-Igreja


Este tipo é o oposto ao primeiro pois é uma igreja infantil igual a dos adultos. Esta igreja tem mini-sermões, cantam hinos e dão ofertas. O problema com este tipo de igreja infantil que faz com que as crianças façam seu culto de forma diferente dos adultos. este tipo de adoração tenta fazer crianças como miniatu
ras de adultos.

*Outra Sessão

Algumas igrejas infantis são a extensão da Escola Sabatina. Elas têm duas horas de lições Bíblicas, estudo e algumas vezes um lanche. Este tipo pode ser bom, mas ele não prepara as crianças para a experiência congregacional. Com certeza as crianças acharão o culto regular chato depois deste tipo de igreja infantil.

*Culto infantil

Este tipo de adoração é designado especialmente para as crianças e as ajuda a entender o que está acontecendo no culto congregacional. Este tipo constrói uma ponte para sua “mudança” eventual para o culto congregacional. Para se diferenciar da mini-igreja, o culto infantil não tenta imitar o culto congregacional. Mas, provê atividades e experiências apropriadas para as crianças. Ele deveria equilibrar o culto e a instrução Bíblica, usando atividades de grupo, oração e experiências curtas de adoração.

Quatro Pilares de uma Igreja Infantil


*Adoração

O culto apropriado dá o tom para a hora completa. Uma boa hora de culto equilibrará o quieto e o ativo, o falador e o cantante, o moderno e o tradicional. Um dos objetivos de incluir o culto na igreja infantil é prepara-las para o culto congregacional. Tente o sistema 3-2-2. Três cânticos “gostosos”, dois cânticos Bíblicos e dois hinos. Cante juntamente com fitas de vídeo ou cassetes. Há uma grande variedade à disposição.

*Participação Ativa

Geralmente as crianças se cansam da igreja porque é pedido que fiquem quietas por muito tempo, isto não as ajuda a liberar sua energia. Para prevenir o cansaço, inclua atividades ativas de participação em cânticos, lições e orações. Deixe as crianças liderarem os cânticos. Convide-as para fazer solo, recitarem poesias e lerem textos das Escrituras.

*Necessidade de Programação Orientada

Uma igreja infantil de sucesso irá de encontro com as necessidades das crianças. Exemplo: Durante a guerra do Golfo Pérsico, muitas crianças ficaram preocupadas. Então uma dessas igrejas infantis, as crianças escreveram para os soldados e oraram por eles, usando o mapa do Oriente Médio para saber aonde era a guerra.

*Base Bíblica

A Bíblia precisa ser o centro da igreja infantil. Use a Bíblia de forma criativa. Use jogos de grupo, com frases da lição para reforçar a aprendizagem. Incorpore o verso áureo. Use encenação, escrita criativa e artística para revisar as histórias Bíblicas. Evite usar jogos competitivos porque estes podem alienar uma criança da outra.

Elementos de Sucesso em Uma Igreja Infantil


*Celebração (20-30 Minutos)

É muito importante começar bem uma igreja infantil. A primeira meia hora ajuda as crianças a descobrirem a Deus, se conectarem com Ele, se relacionarem com Ele. Isto é conseguido através de experiências de adoração criativas como relatórios, cânticos, anúncios e ofertas.



*Comunicação (30-50 Minutos)

A parte central do programa é designada a ajudar as crianças a ganhar e aplicar conhecimento. A comunicação precisa estar no nível da criança e incorporar uma variedade de métodos de ensino, como; vídeo, lições objetivas, arte, música, simulação de jogos, marionetes, “trabalhinhos artísticos com mensagem”.

*Cultivo (10-20 Minutos)

Em cada igreja infantil deveria incluir um desafio para “levar para casa”. Tenha um momento de “compartilhar e cuidar” quando as crianças contarão como vão demonstrar seu carinho para alguém durante a semana. As crianças deverão sair de sua igreja se sentindo super bem em relação a fé que professam.

Organizando uma Igreja Infantil


*Culto Dividido

As crianças freqüentam a igreja infantil até um certo período – geralmente até o sermão – e depois se separam para outras atividades.

Prós – as crianças participam de uma parte do culto dos adultos de cada sábado e aprendem os rituais. Isto também atrai um número maior de crianças, especialmente visitas, pois este tipo de atividade é visto pela maior parte da congregação. É também mais fácil de recrutar líderes pois podem participar de uma parte do culto dos adultos.

Contras – a interrupção das crianças saindo da igreja pode causar confusão. Raramente as crianças experimentam o culto congregacional completo, o que fará com que a “mudança” para o culto congregacional mais difícil.

*Igreja Infantil Completa

Talvez este tipo seja mais efetivo que o culto dividido. Neste modelo as crianças ficam separadas dos adultos durante todo o culto e se encontram em outro local da igreja. Este formato pode encorajar o crescimento espiritual nas crianças, porém elas só experimentam o culto congregacional quando se tornam adultas.

Para este modelo ser efetivo ele precisa:

v     Fazer com que as crianças assistam de vez em quando no culto congregacional com os adultos. Isto poderá ocorrer entre 4 ou 5 sábados, nas férias e etc.
v     Preparar as crianças para o culto congregacional. Ajudar as crianças compreenderem as tradições e rituais do culto. Explicar as liturgias e hinos. Responder perguntas sobre questões como santa ceia.
v     Desenvolver os talentos das crianças para a igreja. Uma igreja infantil com sucesso desafia as crianças a se expressarem, mesmo se não tiverem talento natural para uma área em particular.
*A Sessão Extra

Isto funciona bem com crianças mais novas, e há muitos currículos que provê uma excelente fonte para este formato. Ele não funciona muito bem com crianças mais velhas pois não as introduz ao culto congregacional mas começa a prepara-las para ele. As sessões extras têm lugar limitado no ministério das Crianças.

Trabalhos Manuais que Ensinam

Apresentado por Bonnie Laing

Os trabalhos manuais são uma maneira interessante para as crianças expressarem sua criatividade e pensamento como também e as valoriza.

Para ser um diretor de trabalhos manuais bem sucedido você precisa:
  • Amar muito as crianças.
  • Seja organizado – tenha todas as ferramentas e materiais arrumados com antecedência. Tenha amostras do produto terminado e tenha possibilidade de ajudar as crianças a completarem o projeto.
  • Escolha projetos simples – escolha o projeto certo para a idade de seus alunos.
  • Tenha paciência.
  • Lembrem-se, erros acontecem! Esteja pronto para transformar os erros das crianças em grandes peças de arte!
  • Seja flexível para que o projeto não chateie as crianças. Não as force a continuar algo que as desencoraja para sempre.
  • Selecione projetos que possam ser terminados num tempo específico e que as crianças não necessitem da sua ajuda.
  • Selecione projetos que possam encorajar a criatividade e originalidade – as crianças se sentem melhor em relação a um projeto terminado que reflita as suas próprias idéias.

66Cada Criança é um Pacote de Potencial66

TRABALHOS MANUAIS PARA TODOS:
DIRETRIZES PARA QUALQUER IDADE

Idades de 2-4
Vigorosos esta faixa etária tem pouco controle muscular mas adora desenhar com cores brilhantes. Escolha lápis grandes e de manipulação fácil. Atividades sugestivas: pintura, desenho, modelagem com massinha, pintura a dedo.

Idades de 5-6

Embora os músculos não estejam ainda bem desenvolvidos e sem muita força nas mãos, há entusiasmo para uma variedade de materiais artísticos. Mas a atenção deles é bem curta então um projeto que não possa ser terminado numa sentada provavelmente não será interessante para uma criança de 5-6 anos. Atividades sugestivas: pintura, desenho, modelagem com massinha, colagem, trabalhos com pedrinhas, fazer marionetes, construção com palitos, tecer, mexer com estêncil, trabalhinhos com cerâmica, trabalhinhos com emplastro, fazer máscaras, pintura de blocos, trabalhinhos com panos, escultura com faca de plástico.

Idades de 7-9

Um alto nível de coordenação com um intenso interesse resulta em importantes atividades criativas nesta faixa etária. Crianças de 7-9 anos de idade podem usar uma variedade de ferramentas e materiais, seguem as instruções e realizam projetos sem muita supervisão. Atividades sugestivas: pintura, desenho, escultura modelada, emplastro, fazer marionetes, construção com palitos, panos, pintura em bloco, costura, móbile e mexer com couro.

Idades de 10-12

Grandes agulhas, pincéis e etc. podem ser trocados para o equivalente do tamanho adulto. O trabalho se torna mais detalhado e envolve mais planejamento. Como os alunos de 10-12 anos estão se tornando menos espontâneos e mais centrados em si mesmos o senso crítico é mais aguçado. Eles geralmente preferem atividades em grupo como murais que mostra o talento de todos. Atividades sugestivas: pintura, desenho, colagens, cerâmicas, trabalhos com o uso do martelo, escultura em madeira, vime, fazer marionetes, mexer com estêncil, esquete com lápis e tinta, impressão.

Idades de 13-17

Nesta idade pode-se ensinar trabalhos artísticos mais difíceis que poderão suster um adolescente durante a sua vida. Atividades sugestivas: pintura, desenho, escultura (em madeira, metal, massa, emplastro ou pedra), impressão, cerâmica, metal esmaltado, desenho mecânico e esculpido, desenho animado, ilustração moderna, macramé, trabalhar com madeira e couro.

Crianças com Necessidades Especiais

A criança com necessidades especiais pode aprender das atividades artísticas, muito mais que o orgulho pode alcançar. Atividades criativas desenvolvem as habilidades motoras, encorajam a interação social, constroem a autoconfiança através da produção e do encorajamento, textura e reconhecimento. Atividades sugestivas: pintura, desenho, escultura com massa, papel machê, tecer, pintura com areia, escultura com fio, pintura em bloco, polimento em placas de alumínio, arte giratória, colagem, fazer marionetes e móbiles.

RECEITAS DE TRABALHINHOS ARTÍSTICOS



Massinha feita em casa


2 xícaras de água         2 colheres de óleo
2 xícaras de farinha      4 colheres de pasta
1 xícara de sal              de dente
Tintura de alimento

Misture todos os ingredientes em uma vasilha ao ponto que a massa se torne uma bola. Massageie e coloque na geladeira. Quando a massa estiver fria, coloque os cheirinhos.

NOTA: ½ colher de tinta para bolo dá uma cor mais forte e brilhante do que a tinta líquida (pode ser encontrado em lojas de decoração).

Pintura em Sabão

1 xícara de sabonete em flocos


¼ de xícara de água
Tinta de alimento se desejar

Misture todos os ingredientes em uma vasilha. Bate com batedeira até a massa ficar fofinha. Use-a como pintura a dedo.

Gelatina de Dedo


1 caixa grande de gelatina sabor de fruta
2 envelopes de gelatina sem sabor
2 xícaras de água fervendo

Numa vasilha, misture os dois tipos de gelatinas. Adicione a água fervendo e misture tudo até dissolver. Coloque em uma vasilha manteigada. Deixe esfriar até ficar firme. Corte em cubinhos ou uso forminhas de bolachas para ter vários formatos.

Massinha de Vento


1 xícara de farinha
¾-1 xícara de água
Bolinhas de algodão

Misture a farinha com a água para formar uma pasta macia. Afunde as bolinhas de algodão nesta pasta. Cuidadosamente tire cada bolinha e organize-as em uma forma manteigada. Asse em 325 graus durante uma hora, até que as bolinhas estejam marrons ou duras. Deixas esfriarem e pinte-as.

Massinha Salgada


½ xícara de farinha       ¼ xícara de água
½ xícara de sal

Misture o sal com a farinha. Devagar vai adicionando a água, misturando bem. Amasse a massa por vários minutos. Enrole-a bem fininha. Corte com forminhas de bolacha. Asse em uma forma coberta com papel alumínio  em 325 graus até que fique marrom claro. Pinte depois de fria. Para utilizar como enfeite de pescoço ou braço, faça um buraco no objeto antes de assar.

Bolhas


6 xícaras de água        
¾ xícaras de mel Karo
2 xícaras de detergente de lavar louça

Misture todos os ingredientes em uma bacia. Bata bem. Deixe descansar por um tempo. Canudo de suco pode fazer excelente bolha de sabão.




Evangelismo Infantil


Facilitador: Pa Verbal, M.A.

Introdução:
Você já convidou um amigo não adventista para ir à igreja? Por que?
Quem encontrou você? Você está na igreja por causa de um evento especial?
Qual foi o melhor programa de evangelismo que você já participou?

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. Salmos 122:1

A. As conexões das Pessoas Checadas Rapidamente

Þ    Nossa igreja tem uma declaração de missão para o ministério das crianças que claramente se comunica com a congregação.
Þ    Nossa igreja tem definido os grupos de pessoas e suas necessidades.
Þ    Nossa igreja tem um calendário anual para os eventos de evangelismo.
Þ    Nossa igreja tem um programa de visitação para as novas famílias.
Þ    Nossa igreja tem classes de discipulado para os novos cristãos.

Chaves para os Eventos de Evangelismo para as Crianças e Famílias


Paixão
Olha À SUA VOLTA e observe as necessidades de sua igreja e comunidade. Determine suas facilidades como se fosse visitante pela primeira vez. Providencie cartões de registro e informações.  

Oração
Olhe PARA CIMA e procure a ajuda de Deus. Comece um grupo de oração que possa se encontrar regularmente para orar pelos que ainda não aceitaram a Cristo.

Propósito
Olhe PARA BAIXO para se certificar que o fundamento que você está construindo é baseado somente em Cristo. 1 Coríntios 3:10, 11.

Proposta
Olhe PARA DENTRO de sua igreja atrás dos recursos. Prepare propostas escritas que possam ajudar você a compartilhar a visão e arranjar apoio. O que um evento de evangelismo? Por que precisa acontecer? Quando? Como será financiado, e comunicado? Quem virá? Como as famílias serão impactadas para Cristo? Quando a igreja entender e aceitar a proposta, estará pronta para alcançar meninos e meninas para Cristo.

Planejando
Olhe PARA FRENTE e planeje como se o Senhor fosse estar neste evento – e Ele estará!

Pessoas
Olhe NA PORTA DO LADO procurando pessoas que possam treinar professores. Evangelismo é um processo de plantar, aguar e colher. Como em um jardim, podemos aprender com aqueles que queiram sujar suas mãos. Procure cristãos que estejam ganhando almas e procure famílias que sejam discípulos. Aprenda com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário