segunda-feira, 1 de março de 2010

O crente que se parece com um Lápis

Material:
  • Diversos lápis com grafite preto, porém com cores externas diferentes.
  • Um lápis barato e simples.
  • Uma lapiseira cara e luxuosa.
  • Um lápis borracha.
  • Um lápis com o nome do fabricante impresso.
  • Um lápis com borracha em uma das pontas.
  • Um lápis usado, já pequeno.
  • Um lápis novo e comprido.
  • Um bloco pequeno para escrever.
Texto para meditação:
I Corintios 1:26-29, e outros versiculos mencionados durante a lição.

Lição:
O que eu tenho aqui comigo hoje? (mostre varios lápis). Sim, alguns lápis. São todos diferentes, e eu trouxe porque é provavel que alguns deles se pareçam com alguns de vocês. Vamos ver.

1- Os lápis são fabricados, eles não nascem prontos. Alguém já viu uma àrvore de lápis? Assim são os cristãos, eles não nascem nos solos, são feitos por Deus (Efésios 2:10).
2 - Como são Fabricados os lápis? corta-se uma àrvore e sua madeira é trabalhada até que seja completamente transformada. Deus tem nos transformados em "novas criaturas" (II Corintios 5:17). Há um "coração" novo dentro do lápis, o grafite. Deus nos promete um coração novo (Ezequiel  36:26). Como poderemos conseguir este coração limpo? Pedindo ao Senhor Jesus que nos limpe de todo o pecado (I João 1:7). (Professor, se há visitante, apresente resumidamente o evangelho).
3 - Os lápis são identificados com a marca do fabricante. (Mostre o lápis com a marca do fabricante impressa nele). O fabricante se orgulha em colocar sua marca, seu nome, em um lápis de boa qualidade. O Senhor Jesus dá Seu nome a cada crente, e por isso esse crente poderá se chamado de "cristão" ou "seguidor de Cristo" ou "Filho de Deus". você se orgulha de ser chamado de cristão? Deus nos identifica de uma maneira muito especial. Somos selados com o Espirito Santo de Deus, que vive em cada um de nós (Efésios 1:13). O Espirito Santo é a "marca de Deus" em nós, é o "certificado de garantia" de que pertencemos a Deus.
4 - Todo lápis necessita de uma borracha. Quando escrevemos, sempre existe a possibilidade de cometermos erros, e convém ter à mão uma borracha. Alguns lápis já vem com uma borracha em uma das pontas, como este aqui. (Mostre o lápis com uma borracha em uma das pontas). Na vida cristã, infelizmente, também cometemos erros, pecados, mas Deus tem um meio de apagá-los (I João 1:9). Quando escrevemos, costumamos apagar os erros logo que os cometemos, para escrever novamente a palavra da maneira correta. Na vida cristã, devemos agir assim também. Não vamos deixar os pecados irem se acumulando, vamos confessa-los logo que cometemos, e assim receber o perdão que Deus nos oferece.
5 - Os lápis são fabricados com um proposito: são feitos para escrever, para comunicar uma mensagem. (Escreva no bloco de papel: DEUS AMA VOCÊ, e mostre essa mensagem). Deus nos criou e nos tornou Seus filhos para que a Sua mensagem de amor e salvação possa chegar a outras pessoas que ainda não O conhecem (Efésios 2:10; II Corintios 5:20). Você tem cumprido este proposito para o qual foi criado?
6 - Um lápis não pode escrever por si mesmo. Foi a mão que guiou este lápis para escrever a mensagem no bloco. Assim, é a nossa vida. Sozinhos, não podemos fazer o que a biblia diz: O Senhor Jesus disse em João 15:5 - "Eu sou a videira , vós, os ramos. Quem permanecer em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podereis fazer".
7 - A cor extrena do lápis não faz nehuma diferença. (mostre os lápis com diferentes cores externas). Estes lápis são diferentes por fora, porém todos escrevem. Para Deus também não há diferença; Ele ama a todos igualmente e pode usar a todos, sem distinção de raça, cor, condição social, etc., para levar a Sua mensagem.
8 - Quando preciso escrever alguma coisa, o valor do lápis também não faz diferença. (Mostre alguns lápis simples e a lapiseira). Se eu permitisse a vocês escolherem um desses lápis, provavelmente escolheriam o mais caro ou o mais bonito. Porém Deus não faz distinção ou diferença; Ele quer usar, está disposto a usar o mais pobre como o mais rico (Atos 10:34,35).
9 - Existem lápis verdadeiros e outros que são apenas imitação. Quem quer escrever uma mensagem com este lápis? (Mostre o lápis borracha). Qual é o problema? Ele parece um lápis na aparência, mas não tem grafite e por isso não escreve. Esta é uma advertencia para nós. Existem pessoas que se dizem cristãos, as vezes estão em nosso meio e muitas vezes não podemos distingui-los entre os verdadeiros cristãos, porque não vemos seus corações. Mas a biblia diz que "O Senhor conhece os que lhe pertencem" (II Timóteo 2:19). Nosso modelo deve ser o Senhor Jesus e não as pessoas, pois elas falham.
10 - Para que seja útil, o lápis tem que estar preparado, com a ponta, o grafite, bem apontado. (Mostre  um lápis bem apontado). As vezes temos vários lápis em casa ou no estojo, mas na hora que precisamos não há nenhum que possamos usar, pois não estão preparados, estão com a ponta quebrada. Deus quer nos usar, e devemos estar sempre prontos e dispostos,  preparados por meio da leitura e estudo da Palavra de Deus, da oração, da frequência à igreja, para aprender cada vez mais sobre Deus e Sua vontade para nossas vidas (II Timóteo 3:17). 
11 - Este lápis não poderá ser usado por muito tempo (Mostre o lápis pequeno). Qualquer dia ele será tirado do estojo. algumas pessoas esperam ficar grandes ou, e já são grandes, esperam ficar velhas para oferecer sua vida ao Senhor, para que Ele possa usa-las. Mas quando tomam esta decisão, o Senhor já não tem muito tempo para usar essas vidas pois estão quase no fim. Que pena! Que triste verdade!
12 - Este lápis (Mostre o lápis grande), ao contrario do outro, vai ser útil por muito tempo. Ele representa todas as pessoas que oferecem suas vidas ao Senhor , para que Ele as utileze já. são as crianças e adolescentes que tem uma vida inteira para ser didicada ao Senhor Jesus (Eclesiaste 12:1). Você quer ser como este último lápis? Se já é um filho de Deus e Deus já o selou, diga-lhe em oração que deseja servi-lo. Peça ao Senhor que o prepare de tal maneira que, em qualquer momento, Ele possa usa-lo, para glória dEle mesmo.
(Artigo da Revista Evangelista de Criança:  Ano 45 - nº 176 - Jul/Agos/Set / 99)

Um comentário: