domingo, 26 de fevereiro de 2012

Parábolas - Historias


O servo vigilante


  Texto Bíblico: Lucas 12: 35 a 48

 Objetivo: Mostrar para as crianças que devemos sempre estar preparados, pois não sabemos a hora e nem o dia que Jesus virá nos buscar. Como nos preparamos? Andando de acordo com a vontade de Deus e Sua palavra.

Sugestão para o desenvolvimento da aula: Leve guloseimas, bem coloridas e deixe ao alcance das crianças. Peça para a classe ficar em silêncio, ninguém se levantar porque você precisa sair um pouquinho. Saia da classe por 5 minutos e volte: com certeza algumas crianças estarão fora dos seus lugares, falando alto, e por que não, comendo doces....
Então você comenta “Ah, voltei de surpresa e peguei todo mundo no flagra, hein?”

Ministração: Vocês sabem como se chama o guarda que trabalha à noite? É o guarda noturno.O que ele faz? Vigia enquanto as pessoas dormem. Ele não pode dormir nem se distrair, pois nunca se sabe a que horas pode acontecer alguma coisa em que ele precise agir. Também existem guardas em bancos, lojas, escolas... até durante o dia!
A Bíblia nos fala que também devemos estar vigilantes. Quem sabe por quê? Sim, de uma hora pra outra, alguém chegará de surpresa, quem é? Jesus! E por isso Ele mesmo contou essa história.
Certa vez, um homem muito rico resolveu viajar para ir a uma festa. Naquele tempo as festas duravam dias e esse homem, antes de sair, deu ordens ao seu servo, pedindo que ele tomasse conta de tudo. O homem se preparou e foi viajar. No outro dia, o servo começou a preparar tudo para quando o dono chegasse, encontrasse tudo lindo e limpinho: fez compras, mandou que limpassem a casa... Passaram-se alguns dias e o servo começou a achar que o seu senhor não fosse mais voltar. Ele pensava: ”Puxa, ele está demorando, acho que tão cedo ele não volta não. Vou descansar”. Naquele dia ele não fez coisa alguma. Descansou, descansou... No outro dia como seu patrão não voltava mesmo, ele pediu que a cozinheira fizesse comida pra ele, mas ela não quis fazer e ele acabou tratando ela mal.
No dia seguinte ele pediu novamente pra que a cozinheira fizesse comida e bebida para ele porque o patrão não aparecia mesmo... só que  ele comeu e bebeu tanto, que acabou dormindo profundamente!
De repente, no meio da noite: toc, toc, toc... alguém estava batendo na porta. Quem seria? Toc, toc, toc.... mas lá dentro o servo dormia e roncava tanto que nem escutava a porta. Adivinhem que estava batendo? Isso mesmo, o patrão!
Ele esperou muito e finalmente quando o servo acordou, deu de cara com o patrão bem na porta. A casa estava desarrumada, não havia comida, tudo estava fora do lugar e o patrão logo perguntou: “O que aconteceu aqui?” Eu não falei pra você cuidar de tudo e ficar me esperando? Você conhecia as minhas ordens e não cumpriu. Se ao menos você não soubesse, mas sabia... por isso vou considerar você um servo infiel, e de hoje em diante você não trabalha mais na minha casa”. E o empregado foi mandado embora!
Jesus contou essa história para que aprendêssemos. Sabem o que Ele estava querendo nos dizer? Que Ele nos deu ordens que estão na Sua palavra e que precisamos seguir. Assim, quando Ele voltar, seja a hora que for, estaremos preparados cumprindo a Sua vontade.
Vamos pensar: Todos nós conhecemos a Jesus e sabemos o que o agrada. Se Ele voltasse hoje, como encontraria o nosso coração, que é a Sua casa? Sujo, cheio de poeira ou limpinho, cheiroso, cheio das coisas de Deus?

Versículo: “A quem muito foi dado, muito será exigido, e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido”. Lucas 12:47

Nenhum comentário:

Postar um comentário