domingo, 26 de fevereiro de 2012

Tijolo da fé


TIJOLO 2: FÉ

OBJETIVO

Levar a criança a compreender o que é fé. Que ela sinta paz por acreditar no Senhor. Levá-la a ter certeza de que seus pedidos no Senhor não são em vão.


VERSÍCULO (escreva-o em um cartaz e deixe decorando a sala)

Hb 11:1
“Fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção das coisas que não se vêem”.


ROTEIRO

Fé é a certeza de coisas que se esperam.

            Perguntar as crianças o que elas fazem no dia a dia. Qual é sua rotina? Você vai à escola? Você dorme? Desenvolva este diálogo com elas. O que você espera fazer quando sair daqui? Você vai comer?
Vocês sabiam que todos os nossos pedidos de oração nós também podemos esperar que eles vão acontecer? Isto se chama fé. Fé é a certeza de que as coisas que nós esperamos vão acontecer.
Quem se lembra do tijolo da semana anterior? Isto mesmo! Foi o tijolo da oração. Neemias quando ficou sabendo que a cidade de Jerusalém estava destruída ele orou ao Senhor e depois ele teve fé em Deus e acreditou que aquela cidade seria reconstruída.
Às vezes nós oramos e não acreditamos que Deus pode fazer, mas ter fé é ter certeza de que aquilo que você espera, Deus vai fazer. E porque Neemias tinha fé ele não ficou preocupado. Ele tinha certeza de que Deus iria abençoar a construção daquela cidade.
Assim como Neemias teve fé em Deus, você também pode ter. Você pode ter a certeza de que aquilo que você espera que Deus faça, Ele vai fazer. Como eu disse no começo, se você sabe que vai comer quando sair daqui, pode também ter a certeza de que Deus trará tudo àquilo que você precisa. E quando você tem certeza que Deus vai fazer você não sofre com a preocupação.
Ministre a Palavra de Neemias 2 e diga como Deus abençoou Neemias para ir a Jerusalém através da vida do rei. Neemias precisava ir para Jerusalém e o rei assim permitiu e ainda deu cartas a favor de Neemias para que ele conseguisse o material. Leia Neemias 2:8 com as crianças. Diga que Deus abençoará a reconstrução a nossa SEDE.


Ø  ATIVIDADE LIVRE : vamos achar nestas revistas o que nós esperamos que aconteça com a gente? Será que encontraremos tudo? Por exemplo: vamos encontrar uma família feliz, ou a foto de um carro que o papai precisa comprar, ou a roupa bem quentinha para este inverno, ou a casa própria. Vamos encontrar, recortar e colar para depois orarmos.


Ø  ATIVIDADE MANUAL: Montar o tijolinho da fé no tabuleiro.




ROTEIRO 

A convicção das coisas que não se vêem.

O que você quer ser quando crescer? Um médico? Um professor? Um Pastor? Um Bispo? Você já consegue se imaginar com uma roupa de médico, por exemplo. Você pode até se imaginar, mas quando crescer você estará bem diferente, não é? A fé, crianças, é aquilo que nós temos certeza que vai acontecer e por isso podemos imaginar. Por exemplo: quem espera que o papai compre um carro e já se imagina passeando nele?
Quem se lembra do pedido que Neemias fez ao Senhor? Sim, isto mesmo! Ele queria reconstruir a cidade de Jerusalém. Ele queria ver a cidade de seus pais construída e não mais destruída como estava. E sabem de uma coisa? Antes de a cidade ser reconstruída, Neemias já a via construída. Neemias não via na frente dele a cidade pronta, mas pela fé ele podia ver sim aquela cidade totalmente pronta, com os muros levantados.
Vamos fazer como Neemias fez. Faremos um exercício agora. Feche seus olhos. Comece agora a imaginar aquilo que você deseja... Se imagine na sua casa própria, se imagine no carro novo do papai, se imagine no culto com o papai ao seu lado...Vamos também imaginar a nossa Renascer SEDE reconstruída...
Ministre a Palavra de Neemias 2: 17-20. Fale como Sambalate e Tobias zombaram de Neemias e como Neemias teve fé para ver aquela cidade reconstruída.
Pergunte as crianças se elas estavam enxergando a destruição nos seus lares. Ore por cada uma desligando a destruição real e a destruição que elas estavam projetando. Muitas pessoas perdem, por exemplo, a esperança de construir uma família, desde que são crianças. Por isso, ensinem as crianças a projetarem a bênção e não a destruição. Peça para as crianças enxergarem o papai e a mamãe juntos, o papai na Igreja e assim por diante...


Ø  ATIVIDADE LIVRE : conforme anexo.


Ø  ATIVIDADE MANUAL: Montar o tijolo da reconstrução da fé, para o muro da sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário